Eu gostaria de saber mais informações sobre o Colégio Integrado

leia

Ensino Fundamental I: como avaliar uma proposta pedagógica?

Por Colégio do Salvador

Sempre buscamos o melhor para a educação dos nossos filhos, não é mesmo? Por isso, é importante avaliar, além de outros fatores, a proposta pedagógica da instituição antes de fazer a matrícula.

Neste post, explicaremos como avaliar uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental I, para que assim, você consiga entender melhor qual é o objetivo do Ensino Fundamental, tendo a certeza de que seu filho terá um bom aprendizado.

Métodos de ensino

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta é o método de ensino. Muitos colégios contam com pedagogias diferentes, por isso, é preciso prestar atenção sobre qual é a utilizada na instituição que pretende escolher para o seu filho. Veja alguns dos tipos utilizados a seguir:

Pedagogia tradicional

A pedagogia tradicional é aquela que utiliza a metodologia convencional para ensinar os seus alunos. É um dos sistemas de ensino, em que a memorização dos assuntos acaba sendo o foco, já que as aulas são baseadas na repetição para a fixação do conteúdo.

Pedagogia Waldorf

Por meio da pedagogia Waldorf são desenvolvidos aspectos sociais, espirituais, físicos e individuais. Esse é um tipo de metodologia de ensino alternativa, que acredita que o equilíbrio físico, mental e emocional é muito importante para o processo de aprendizado das crianças.

Pedagogia construtivista

Já na pedagogia construtivista, o estudante é considerado como responsável pela construção do próprio conhecimento. Além disso, quem implementa esse tipo de pedagogia acredita que o conhecimento é adquirido por meio de experimentações e vivências do cotidiano.

Práticas educativas adotadas

Outro ponto que deve ser levado em conta são as práticas educativas adotadas. É importante saber como o colégio lida com assuntos como tecnologia, ensino de outras línguas dentro de outros temas que, necessariamente, não fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental anos iniciais.

Dentro dessa área, vale a pena prestar atenção em diferentes áreas, como:

Tecnologia educacional

A tecnologia está presente no cotidiano dos alunos e, também, fará parte da sua vida profissional. É importante investir em um colégio que saiba trabalhar a tecnologia em sala de aula e a utilize como uma ferramenta para otimizar os estudos, bem como preparar o aluno a utilizar essas inovações em outros âmbitos da sua vida.

Forma de avaliação dos estudantes

Como os conhecimentos dos estudantes são avaliados? E mais do que isso: seus filhos estão sendo educados para vida e o mercado de trabalho ou toda a sua metodologia é voltada apenas para passar no vestibular?

Programa de ensino de idiomas

Aprender outros idiomas é requisito quase obrigatório em diversas profissões, já que isso amplia as possibilidades de pesquisa, comunicação, além de permitir com que o profissional possa trabalhar ou se aprimorar na carreira em outros países.

Recursos

Não é apenas a fala do professor que auxilia o aluno durante o seu dia a dia no colégio, existem outros recursos que ajudam no aprendizado, e é importante conhecê-los para entender melhor como funciona a metodologia da instituição.

O colégio utiliza jogos, brinquedos, plataformas digitais e aparelhos tecnológicos para complementar os estudos? É interessante que ele invista nesses recursos extras para ajudar o aluno a fixar o conteúdo aprendido de maneira prática e divertida.

Além disso, os livros e apostilas adotados pelo colégio também são uma maneira de entender o que seu filho realmente está estudando, afinal, todo o resumo e atividades relacionados aos assuntos estão neles.

Outro benefício da utilização de recursos na Educação Básica é que os pais podem utilizar essas ferramentas juntamente com os estudantes, como uma maneira de se aproximar das crianças e fazer com que elas se sintam motivadas a estudar.

Exigência de projetos institucionais

Os projetos institucionais são ótimas maneiras de fazer com que a criança se socialize e aprimore diversas habilidades, como criatividade, expressão, etc. Por isso, é importante apostar em um colégio que faça apresentações e festivais com os alunos.

É fundamental que esses projetos não sejam apenas criativos, mas que estejam realmente dentro da proposta pedagógica da instituição, ou seja, que tenham certa frequência e que sejam bem pensados para conseguir divertir e ensinar as crianças.

Além disso, os projetos institucionais ajudam a promover um ambiente de cooperação, não apenas entre os alunos, mas também abrangendo o colégio, e os próprios pais que podem, muitas vezes, prestigiar ou até mesmo participar ativamente desses eventos.

Em muitos desses projetos, a criança aprende a ter autonomia e organização, já que ela e seus colegas precisarão trabalhar em equipe para conseguir entregar a sua parte no trabalho da melhor maneira possível, bem como fazer uma bela apresentação.

Opiniões de outros pais

Ninguém melhor do que os próprios pais para dizer se o colégio é um bom lugar ou não, não é mesmo? Por isso, peça feedbacks dos parentes de atuais e ex-alunos da instituição. Dessa forma, você conseguirá ter uma análise mais confiável dos pontos fortes e fracos do colégio.

É possível encontrá-los no colégio ou até mesmo nas redes sociais, já que muitos acabam interagindo com as publicações da instituição on-line. Procure saber o que os pais estão achando da metodologia de ensino e outros aspectos que julgar importante.

Além disso, é importante entender o que os próprios alunos acham de estudar naquele colégio, afinal, a experiência dos seus filhos também conta. Em contrapartida, se for um ambiente que acaba não despertando o aprendizado, pode não ser interessante para você, ou melhor, para seu filho.

Saber a opinião dos pais de ex-alunos do colégio também é uma maneira de entender os pontos negativos da instituição. Busque saber os motivos que os motivaram a levar os seus filhos para outra instituição.

Assim, entendendo a proposta pedagógica de um colégio antes de matricular os seus filhos, você poderá avaliar melhor o local em que ele estudará, optando assim pela melhor proposta para o desenvolvimento educacional, pessoal e social do seu filho.

E que tal se o seu filho estudasse em um excelente colégio particular em Aracaju? Faça agora mesmo a reserva de matrícula do seu filho e faça-o sair na frente e mais preparado para o futuro!

Quero reservar matrícula!

Tags: ensino fundamental I

Artigos Relacionados

E-book gratuito:

Como planejar a educação dos filhos em 2021

MOCKUP-Salvador